Do Compromisso ABC 2020 ao Compromisso ABC 2030

Sustainability

Em 2013, a Companhia das Lezírias estabeleceu um compromisso de sustentabilidade na produção dos seus vinhos, concretizando os princípios básicos de uma economia verde. Significa fazer melhor, com um menor impacte ambiental, menos consumo de energia e materiais, menos consumo de água, menos emissões para o ambiente, menos produção de resíduos, e mais respeito pelo Planeta.

A sustentabilidade ambiental é entendida como fator de inovação e eficiência na utilização dos recursos e competitividade.

O Compromisso ABC 2020 designa o compromisso de ação em sustentabilidade ambiental que a Companhia das Lezírias assumiu até 2020: + Ambiente + Biodiversidade – Carbono.

No âmbito da Estratégia de Sustentabilidade da CL definida para o horizonte temporal 2021-2030, que foi definida em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, o Compromisso ABC é redimensionado para um novo horizonte temporal (2030) como um projeto ancorado no ODS 12 – Produção e Consumo Sustentável, mas produzindo impactos positivos nos restantes ODS considerados prioritários na Estratégia definida: Energias Acessíveis e Renováveis, Trabalho Digno e Crescimento Económico, Ação Climática e Proteger a Vida Terrestre.

É neste enquadramento que surge esta nova geração do Compromisso ABC que apresenta um maior grau de ambição, sobretudo no que se refere à descarbonização e à mitigação e adaptação às alterações climáticas em toda a cadeia de valor, bem como ao reforço da dimensão social da sustentabilidade. E porque sustentabilidade resulta de um equilíbrio tridimensional, também a criação de valor económico sai reforçada, numa sociedade cada vez mais alinhada com padrões de consumo sustentável.

Mantendo a coerência com uma história rica e o orgulho pela tradição de uma empresa quase bicentenária, numa simbiose entre tradição, qualidade, inovação e criação de valor, o Compromisso ABC 2030 assume como desígnio maior estar à altura dos desafios da década da ação, promovendo uma economia verde e próspera, onde o crescimento e o emprego são impulsionados por atividades que promovem a redução das emissões de carbono, a eficiência energética e, no uso de recursos, a mitigação da perda de biodiversidade e a otimização dos serviços dos ecossistemas.

O vinho BIO no âmbito do Compromisso ABC

O vinho Tyto alba biológico é mais uma prova dada do nosso Compromisso com a Sustentabilidade.

É proveniente de uma vinha de 2 hectares plantada em 2015 e foi produzido de modo ainda menos interventivo, recorrendo a técnicas de muito baixo impacto ambiental na vinha e na adega, com foco na sustentabilidade e preservação dos recursos naturais, contribuindo para a mitigação da escassez dos mesmos pelo uso eficiente da água, preservação do solo e conservação da biodiversidade.

Dos 130 hectares de vinha plantada na Companhia das Lezírias, 128 está em modo de produção integrada, e 2 em modo de produção biológica. A ambição para 2030 é ter um mínimo de 25% da vinha plantada em biológico.

Mas, não é apenas por este motivo que o vinho Tyto alba Biológico representa uma produção mais sustentável, melhor e promotora de um consumo mais responsável.

novidade é que o Tyto alba BIO traz uma nova roupagem, que lhe permite reduzir bastante a sua pegada ecológica. Desde a garrafa, com cerca de -30% de peso, às cápsulas e rótulos com opções mais ecológicas, até às embalagens exteriores, apostando em materiais ainda mais biodegradáveis, com menos impacto ambiental e enquadrados em princípios de economia circular.

E as boas notícias não terminam aqui. Para já, há pelo menos mais uma: É que toda a família Tyto alba irá passar a vestir, orgulhosamente, esta roupa mais verde. A produção e o consumo sustentáveis são o futuro da nossa sociedade e da nossa terra. Acreditamos que este é o único caminho possível e é por isso que o estamos a percorrer, com confiança num futuro que se quer cada vez mais Próspero, respeitando Planeta e Pessoas.

Vamos dando notícias!

Contact us